B L O G

  • Henrique Vital

Mi casa, su casa

P R E L Ú D I O

Primeiramente, é mais que adequado apresentar este que vos escreve. Meu nome é Henrique Vital, sou paisagista e teremos este espaço para tratar de uma infinidade de assuntos que têm relação direta com o seu dia a dia. Alguns deles, aliás, são o seu dia a dia.

Não pretendo fazer longa apresentação, pois imagino que nada melhor que o tempo para nos revelar uns aos outros. É de grande valia apresentar em linhas gerais o universo que envolve o paisagismo, e nesse sentido sim, pretendo me demorar.


Seria leviano desconsiderar o fato de que o paisagismo como nos foi apresentado passa a mensagem de ser algo muito distante da maioria da população, pois vemos projetos lindos, maravilhosos e pesados para o bolso. O erro é acreditar que só isso é paisagismo.


O estudo do paisagismo abrange questões ecológicas, biológicas, geográficas, arquitetônicas, artísticas, sociais, projetuais, experimentais, tanto no âmbito público como no privado.


Logo, os projetos que vemos divulgados nas mídias de massa não representam tudo que existe de paisagismo.


A natureza que nos envolve e nutre de vida é um todo indivisível. As correntes marítimas do litoral brasileiro vêm da região equatoriana, a areia do deserto do Saara fertiliza a floresta Amazônica, e estamos inseridos neste todo vivendo não só junto dele, mas nutridos por ele.


O todo que nos envolve na escala humana é a Terra, a natureza, nossa mãe acolhedora. Paisagens como recortes desse todo são temas lindos de serem estudados, mas sem esquecer que tudo está interligado. Grafar a Terra num processo de co-criação nos traz uma infinidade de possibilidades de estudo acerca da paisagem.


Por isso tudo e mais um pouco, achei muito vago e superficial apresentar os assuntos que iremos tratar como grupos isolados, logo nessa primeira publicação. Existem sim categorias, mas meu esforço será sempre no sentido de apresentar um tema sob uma perspectiva multidisciplinar. Será desafiador e prazeroso ao mesmo tempo. Vocês me ajudam?


Para sugerir assuntos, criticar, elogiar, prosear, divagar, escreva diretamente para henrique@vitalpaisagismo.com. Esse é o primeiro episódio de uma série de devaneios, e estão todos convidados para essa viagem.


Aquele abraço e seja feliz.

19 visualizações
  • Facebook Vital Paisagismo
  • Instagram Vital Paisagismo
  • Linkedin Vital Paisagismo

© 2014-2019 POR HENRIQUE VITAL

VITAL PAISAGISMO

contato@vitalpaisagismo.com     +55 11 948-320-420